quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Saúde bucal na gravidez


Com a gravidez a mulher pode ter enjôos com anti-séptico bucal no momento de fazer a higiene habitual. Primeiramente a gestante deve manter uma vida saudável. A higiene bucal saudável usando diariamente anti-séptico bucal, fio dental, fazer escovação de forma adequada e também deve levar uma alimentação equilibrada.
A falta higiene deficiente pode ocasionar acumulo de placas que pode levar a gengivite.
Os problemas orais que mais ocorrem nas grávidas em geral é a gengivite, muitas podem apresentar também a doença chamada de granuloma piogênico, e outra como periodontite, que segundo estudos influencia em parto prematuro de bebês, mas essa ocorre com menor freqüência. A perda hormonal também pode ocasionar problemas bucais.
O período mais indicado para consulta odontológica é durante o segundo trimestre da gestação porque no primeiro trimestre é o período mais importante no desenvolvimento da criança e no terceiro com o estresse associado com a consulta pode aumentar a incidência de complicações pré-natais e fora o desconforto por a barriga estar grande.
Há medicamentos que as grávidas não podem tomar como dipirona que ultrapassa a barreira placentária e se houver a necessidade de um tratamento mais profundo, o medicamento mais indicado é a lidocaína.
Se a grávida notar alguma alteração na boca procure um dentista o quanto antes. E não deixe de avisar ao seu dentista que você está grávida.
A melhor maneira de se ter dentes saudáveis e um sorriso bonito é continuar com os bons hábitos de higiene bucal. Escove dentes no mínimo três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, para remover a placa bacteriana, que é a principal causa da gengivite e das cáries. Use fio dental diariamente para remover a placa bacteriana instalada entre os dentes e sob a linha da gengiva. Se a placa não for retirada diariamente, pode endurecer e formar o tártaro, uma substância amarelada e de aparência desagradável.
Uma boca bem cuidada não somente prolonga a vida dos dentes como também faz o indivíduo se sentir bem, com hálito fresco e um sorriso mais bonito.


Veja algumas dicas da Dra. Rebeca Andrade no áudio abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário